Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Meu dinheiro

Minha decisão

Analista de Investimentos e Financeiro: comparação de profissões

Facebook
Twitter
LinkedIn
Analista de Investimentos e Financeiro: comparação de profissões

Ao se candidatar para uma vaga de analista na área de finanças corporativas em uma empresa do setor real, uma pessoa raramente pensa nos detalhes específicos de cada cargo. Para a maioria das pessoas, todos os analistas fazem aproximadamente o mesmo trabalho, e diferenciá-los em categorias distintas parece sem sentido. Analista de Investimentos e Financeiro: comparação de profissões

No entanto, ao observar mais de perto o trabalho dos analistas financeiros, é possível notar que esses especialistas, à primeira vista homogêneos, realizam uma variedade de tarefas diferentes.

Com base nas funções desempenhadas, os analistas podem ser divididos em duas categorias: financeiros e de investimento. Para entender melhor como um analista difere do outro, vamos relembrar a estrutura do relatório de fluxo de caixa de uma empresa.

Como nos mostra o relatório de fluxo de caixa clássico, cada empresa possui três fluxos de caixa: operacional, de investimento e financeiro (sendo que o fluxo financeiro também pode ser dividido em parte operacional e parte de investimento, dependendo da natureza do financiamento obtido).

Os analistas que trabalham com o fluxo de caixa operacional são os financeiros, enquanto aqueles cujo trabalho está relacionado ao fluxo de caixa de investimento são os analistas de investimento. Essa distinção está ligada a todas as principais diferenças nas responsabilidades desses analistas.

  1. Espaço de Trabalho
    A primeira diferença significativa entre o analista financeiro e o analista de investimento está na base de trabalho. O analista financeiro, que lida com a análise das operações da empresa, busca e identifica as causas das discrepâncias entre os indicadores reais e planejados, trabalha predominantemente com a contabilidade geral da empresa (tanto financeira quanto gerencial).

Por outro lado, o analista de investimento lida com projetos de investimento específicos realizados pela empresa, e para esses projetos, o principal espaço de análise é o modelo financeiro do projeto, construído com princípios diferentes dos da contabilidade da empresa.

  1. Natureza do Trabalho Analista de Investimentos e Financeiro: comparação de profissões
    Neste caso, não se trata de um analista trabalhar 24/7 e o outro apenas quando necessário. O trabalho do analista financeiro é contínuo, uma vez que as operações da empresa são contínuas, resultando em um processo de trabalho praticamente “infinito” – uma revisão de negócios substitui a outra, uma contabilidade substitui a outra, e assim por diante. Além disso, a operação da organização é bastante conservadora e, em geral, não sofre alterações significativas a curto prazo. Recomendamos se inscrever no nosso curso online aberto “Análise Financeira” se você quiser aprender mais sobre a profissão.

Por outro lado, o analista de investimento trabalha de forma discreta, lidando com projetos de investimento individuais, cada um diferente do anterior. Cada projeto de investimento possui seu próprio modelo financeiro, conjunto de materiais de apresentação, economia e critérios de eficácia. Portanto, pode-se dizer que o trabalho do analista de investimento tem menos rotina, pois sua área de responsabilidade é mais diversificada. Analista de Investimentos e Financeiro: comparação de profissões

  1. Remuneração (mantidas as demais condições)
    Comparar a remuneração dos analistas financeiros e de investimento é geralmente uma tarefa ingrata, pois cada empresa tem suas próprias prioridades e compreensão da economia de pagamento de seus analistas. No entanto, algumas tendências podem ser destacadas.

Em setores como varejo e FMCG, onde a carga de investimento das empresas é relativamente pequena e a principal área de análise são as tendências de vendas de uma vasta gama de produtos, os analistas financeiros dominam os analistas de investimento tanto em termos de complexidade do trabalho quanto de volume de compensação. Os analistas financeiros nessas empresas geralmente também têm habilidades em programação, pois lidam com grandes volumes de dados do mercado B2C, onde suas organizações operam.

A situação é inversa em setores “pesados” (metalurgia, mineração, transporte, engenharia), onde o programa de investimentos é um dos documentos estratégicos mais abrangentes da empresa, e a operação pode estar focada em segmentos B2B/B2G que não requerem uma análise financeira tão complexa e multidimensional, ou não apresenta uma matéria analítica complicada devido ao status de monopólio natural da empresa. Em empresas desse setor, os analistas de investimento geralmente recebem uma remuneração mais alta. Analista de Investimentos e Financeiro: comparação de profissões

Em outros setores, há uma paridade aproximada na remuneração entre analistas financeiros e de investimento, até o ponto em que, em algumas organizações, suas funções não são separadas e estão concentradas em um único departamento.

  1. Principais Habilidades
    Como não há diferenças estratégicas significativas entre um analista financeiro e um analista de investimento em termos de natureza do trabalho, o conjunto de habilidades técnicas necessárias para cada um é, em geral, idêntico: finanças corporativas, contabilidade financeira, análise de relatórios financeiros, modelagem financeira, inglês comercial. No entanto, a prioridade das competências dentro dessas listas pode diferir dependendo do papel profissional do analista. Recomendamos se inscrever no nosso curso online aberto “Finanças do Zero” se você deseja obter conhecimentos e habilidades básicas necessárias para trabalhar em finanças.

Para o analista de investimento, a habilidade central é a modelagem financeira, pois sua principal função está intimamente ligada aos modelos financeiros dos projetos de investimento. No contexto da modelagem, o analista de investimento frequentemente precisa utilizar ferramentas de análise como planejamento de cenários, análise de sensibilidade, etc. Analista de Investimentos e Financeiro: comparação de profissões

Analista de Investimentos e Financeiro: comparação de profissões

O analista financeiro, cuja maior parte das responsabilidades envolve cálculos relacionados aos dados dos relatórios, deve dominar principalmente as ferramentas analíticas ligadas especificamente aos relatórios – desde a compreensão das inter-relações entre as três formas de relatórios financeiros até a habilidade de explicar (e apresentar!) à alta administração como uma mudança nas operações da empresa afetará seus relatórios e indicadores de desempenho.

Gostou?! Então, não deixe de ver também:

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest

Leitura recomendada:

Curta a nossa página:

Não deixe de ver:

Planejamento Financeiro

Criação de Orçamento

Criação de Orçamento Tudo o que Você Precisa Saber Sobre Consciência Financeira Consciência financeira é entender, controlar e planejar suas finanças, visando segurança, investimentos e

Continue lendo»

As mais lidas do Blog:

Recente:

@2024 Meu dinheiro, minha decisão Todos os direitos reservados.

Política de privacidade

Termos de uso

Política de cookies