Analista de Risco de Crédito é um especialista que avalia a solicitação de crédito de um requerente e sua capacidade, bem como disposição para quitar o crédito.
Hoje, as decisões de crédito para clientes de varejo são frequentemente tomadas com o auxílio de tecnologias como a inteligência artificial. No entanto, há uma demanda significativa por profissionais com experiência em riscos de crédito no setor financeiro.
Analistas responsáveis pela decisão de concessão de crédito bancário (ou underwriting) frequentemente tomam decisões sobre solicitações de grandes clientes comerciais ou corporativos. Essas decisões são mais difíceis de automatizar, pois podem ser mais complexas e únicas do que, por exemplo, uma solicitação de hipoteca de um cliente de varejo. analista de risco de crédito
A análise do risco de contraparte também é complexa de automatizar, pois a avaliação de uma transação arriscada no mercado financeiro pode ser muito complicada. A complexidade decorre da combinação única de riscos de crédito e de mercado que envolve o risco de contraparte.
Dia Típico
Um analista de crédito que avalia empréstimos corporativos e comerciais pode passar a manhã analisando as demonstrações financeiras de uma empresa. Ele precisará usar essas demonstrações para calcular indicadores e coeficientes financeiros relacionados à alavancagem, cobertura e liquidez. Essas informações ajudarão a tomar a decisão final sobre o crédito.
Após o almoço, ele pode participar de reuniões com gerentes de relacionamento com clientes para explicar por que o banco decidiu não conceder o crédito solicitado, de forma que os gerentes estejam melhor preparados para conversas difíceis com os clientes. analista de risco de crédito
Mais tarde no dia, o especialista pode revisar a lista de monitoramento de crédito do banco. Essas listas contêm nomes de empresas com dívidas em aberto. Os bancos devem saber quando agir se a situação piorar ainda mais. O analista pode sugerir quais ações seriam mais adequadas. analista de risco de crédito
O dia pode começar com a revisão de relatórios gerados pelos modelos internos do banco que medem como os riscos do banco em relação às contrapartes mudaram com as condições do mercado. Ele trabalhará em estreita colaboração com os departamentos de negociação para garantir que o risco não exceda a tolerância do banco em relação a essas contrapartes e identificar as razões para possíveis violações de limites. analista de risco de crédito
Na segunda metade do dia, pode haver uma reunião em que os gerentes seniores de risco de crédito discorrem sobre mudanças legislativas iminentes que podem impactar o cálculo do risco de contrapartes. Depois disso, pode ser necessário colaborar com os desenvolvedores de modelos para integrar as mudanças nos modelos internos de risco de contraparte do banco. analista de risco de crédito
Ao final do dia, o especialista analisa e avalia a solvência das contrapartes do banco, incluindo corretoras, clientes institucionais, empresas corporativas e outros bancos.
Qualificação e Experiência,
Um diploma em contabilidade, economia ou finanças é o mais comum entre os profissionais na área de riscos. No entanto, matemática, estatística, ciência da computação e engenharia também são consideradas, especialmente se o candidato pretende obter a certificação CFA.
Também é necessário ter conhecimento de diversos produtos financeiros, especialmente derivativos. Esse conhecimento pode ser adquirido em outras funções no banco, como na área de suporte à negociação ou na execução de transações. analista de risco de crédito
Habilidades Necessárias
Habilidades sólidas em contabilidade e análise financeira são essenciais para os profissionais que apoiam o crédito no banco. Analistas de crédito de contraparte também precisam ter conhecimentos em contabilidade, mas com um entendimento mais profundo das estratégias de benefício e hedge para transações complexas ou grandes com derivativos. Além disso, devem ser detalhistas, ter excelentes habilidades analíticas e de comunicação escrita/verbal, saber trabalhar sob pressão e gerenciar múltiplas tarefas em prazos apertados e sensíveis ao tempo.
Habilidades avançadas em Excel são necessárias, e habilidades de programação, que podem ser obtidas em cursos online, estão se tornando cada vez mais desejáveis em todas as funções no mercado de capitais da empresa, e são um diferencial que pode destacar o candidato.
Salário
Analistas de risco de crédito trabalham em diversos setores, o que afeta o nível de compensação. Em grandes centros financeiros, eles recebem salários comparáveis aos de outros analistas no setor financeiro. Após alguns anos de experiência, é possível alcançar salários de seis dígitos em dólares americanos, além de bônus.
O salário base e os bônus aumentam conforme os profissionais avançam na carreira para cargos de vice-presidente, diretor e diretor-executivo, mas também surgem responsabilidades adicionais relacionadas à gestão de portfólios de risco de crédito.