Abordagem usada para avaliar o custo total de propriedade de uma empresa ou gestão de projeto
O que é análise de custos do ciclo de vida? A Análise de Custos do Ciclo de Vida (LCCA) é uma abordagem usada para avaliar o custo total de propriedade de uma empresa ou o lançamento de um projeto. A LCCA considera todos os custos associados à obtenção, posse e disposição de investimentos.
A análise de custos do ciclo de vida é especialmente útil quando um projeto tem várias alternativas que atendem aos requisitos de desempenho, mas diferem tanto em custos iniciais quanto operacionais. Nesse caso, as alternativas são comparadas para encontrar aquela que pode proporcionar a maior economia.
Por exemplo, a LCCA ajuda a determinar qual de duas alternativas aumentará os custos iniciais, mas reduzirá os custos operacionais. No entanto, a LCCA não deve ser usada para fins de alocação orçamentária.
Compreendendo a análise de custos do ciclo de vida A análise de custos do ciclo de vida é ideal para avaliar o custo total de alternativas de projeto. Também é usada para escolher o design correto, garantindo que a opção escolhida ofereça um custo total de propriedade mais baixo, mantendo a funcionalidade e a qualidade.
A LCCA deve ser realizada nas fases iniciais do processo de design, pois há oportunidades para fazer alterações e melhorias que garantirão a redução do custo do ciclo de vida. O primeiro passo ao realizar a LCCA é determinar o impacto econômico das alternativas disponíveis. Em seguida, os impactos são avaliados quantitativamente e expressos em termos monetários.
Custos Ao adquirir, operar ou liquidar um projeto, surgem diversos custos. Os custos associados ao projeto podem ser divididos em custos iniciais, custos com combustível, custos de substituição, custos operacionais e de manutenção, despesas financeiras e valor residual.
Apenas os custos relevantes e significativos em cada uma das categorias mencionadas podem ser usados para decisões relacionadas a investimentos. Custos são considerados significativos se forem grandes o suficiente para ter um impacto substancial no LCC do projeto.
Todos os custos associados são considerados como valores do ano base, equivalentes aos valores atuais em dólares; a LCCA converte todos os valores em dólares para equivalentes futuros e, em seguida, desconta todos os valores para suas datas-base. Assim, é fácil encontrar seu valor presente.
Análise de custos do ciclo de vida da infraestrutura A análise de custos do ciclo de vida pode ser usada para avaliar diferentes setores da infraestrutura, como transporte ferroviário e urbano, aeroportos, rodovias e ITS, além de portos e infraestrutura industrial. Em projetos desse tipo, são usados custos de capital, sendo os custos iniciais associados à construção ou entrega de um objeto de infraestrutura. Simplificando, é o custo de construção da infraestrutura escolhida.
Outra coisa importante no desenvolvimento da infraestrutura são os custos operacionais, que consistem em uma série de despesas, incluindo utilidades, mão-de-obra, seguros, equipamentos, assistência médica, bem como manutenção corrente e planejada.
Custos de substituição surgem em cada ciclo, dependendo da vida útil estabelecida para diferentes ativos e das preferências do fabricante.
Provavelmente, outro elemento importante da LCCA é o custo de descarte. Ao considerar o custo de descarte, é possível compensar quaisquer despesas adicionais incorridas durante um determinado ano.
LCCA e criação de valor agregado A modelagem cuidadosa, baseada na LCCA, envolve o desenvolvimento de custo, o que pode reduzir significativamente os custos do projeto. Os procedimentos são realizados por meio de uma série de testes de custo operacional.
A modelagem com o uso da LCCA exige grande flexibilidade ao ajustar os tipos de custos associados a materiais e ativos utilizados no projeto ao longo de sua vida útil. Assim, o desenvolvedor pode acessar todas as informações relacionadas às consequências financeiras associadas à escolha da combinação de opções de projeto.
LCCA e escolha de materiais ou ativos O desenvolvimento de custo pode ajudar os desenvolvedores na escolha dos materiais e ativos certos. Como materiais ou ativos podem ter características técnicas únicas em relação à manutenção e ao custo de aquisição, suas características gerais podem variar.
Por exemplo, o ativo mais caro pode oferecer desempenho e qualidade superiores, mas exigir uma manutenção significativa. Por outro lado, um material ou ativo mais barato pode exigir menos manutenção regular, mas seu custo total pode ser significativamente menor.
É possível realizar modelagens adicionais para determinar os prazos de compromisso financeiro em diferentes fases da vida útil do ativo. O uso correto da LCCA pode ajudar os usuários a identificar grupos de projetos que podem levar a um prazo favorável de risco financeiro.
Usando a LCCA ao realizar testes, comparações e análises, o usuário pode desenvolver mecanismos aprimorados para o desenvolvimento de projetos de infraestrutura, que garantem uma experiência financeira favorável e um perfil de custos.
Palavras finais A análise de custos do ciclo de vida oferece um esquema geral que pode ser usado para avaliar a necessidade de despesas adicionais ao longo da vida útil do projeto. Com esse conhecimento, é possível ajustar o fluxo de caixa, prevendo as necessidades do projeto.