O risco operacional, ou risco de perdas devido a falhas em processos internos, ou sistemas, erros do pessoal ou eventos externos, sempre existiu na indústria de serviços financeiros. Na última década, a gestão do risco operacional (ORM) tem recebido atenção crescente dos reguladores devido à complexidade e interconexão do sistema financeiro global. Esse risco se materializa e pode levar a perdas significativas.
A gestão desse risco pode ser menos estruturada do que em outras áreas funcionais de operações de risco. Por exemplo, o horário de trabalho aqui é definido pelo horário de funcionamento do mercado. Profissionais de risco operacional são frequentemente chamados para resolver problemas que podem ser causados por questões internas, como falhas em TI ou violações de processos. No entanto, esses problemas também podem surgir devido a eventos externos, como o COVID.
Devido à natureza global das grandes e complexas instituições financeiras, o trabalho nessa área envolve frequentemente a colaboração com equipes de diferentes países e fusos horários. E, como o risco operacional está presente em tudo o que a organização financeira faz, o trabalho aqui envolve interação com outros funcionários de diferentes funções e níveis.
Dia Típico
O trabalho geralmente implica um dia de trabalho padrão das 9h às 17h ou até às 18h. Trabalhando neste departamento, você começará seu dia revisando a agenda de reuniões e planejando seu dia de acordo. Na primeira parte do dia, você pode participar de reuniões mais regulares, como revisar mudanças iminentes em processos e sistemas e trabalhar com colegas de riscos e áreas de negócios para antecipar onde podem surgir problemas.
Depois do almoço, você pode ser chamado inesperadamente para uma reunião para discutir questões de risco relacionadas a um novo sistema que precisa ser implementado. Esse sistema será utilizado por funcionários que trabalham remotamente de casa, o que aumenta o risco.
Mais tarde, durante o dia, você encontrará tempo para revisar relatórios de incidentes relacionados a falhas na sua área funcional específica e planejar as implicações para sua organização. Pode ser necessário extrair dados passados de bancos de dados internos de riscos para identificar temas recorrentes que possam ter contribuído para a falha. Risco Operacional
Finalmente, no final do dia, você fará uma videoconferência com colegas de riscos operacionais e de compliance de outras regiões, que acabaram de começar seu dia de trabalho. A pauta da reunião será a resolução de problemas relacionados à integração de um fornecedor de TI global externo.
Qualificação e Experiência Risco Operacional
Embora geralmente os graduados que transitam para o cargo de analista de riscos operacionais possuam diplomas em finanças, contabilidade, economia ou negócios, pessoas com diplomas em outras áreas, como engenharia, matemática e ciência da computação, frequentemente encontram oportunidades nesse campo. Apesar de ser a opção preferida após concluir a universidade ou faculdade, os graduados podem considerar a posição em companhias de seguros, empresas de gestão de ativos e empresas de consultoria como uma boa escolha inicial. Risco Operacional
Suponhamos que você deseje fazer a transição para o departamento de riscos operacionais a partir de outras funções nos serviços financeiros. Nesse caso, pessoas com experiência em auditoria, contabilidade ou conformidade possuem habilidades e experiência valiosas. Um entendimento profundo dos sistemas e processos utilizados em um departamento específico do banco ajudará você a assumir um cargo de especialista em riscos operacionais nesse departamento. Risco Operacional
Habilidades Necessárias
Gerir eficazmente requer uma combinação única de habilidades qualitativas e quantitativas com uma personalidade forte, além de habilidades técnicas e de gerenciamento de relacionamentos necessárias para se movimentar dentro da organização, para cima, para baixo e lateralmente.
Fortes habilidades organizacionais são muito importantes; você provavelmente terá que lidar com várias tarefas ao mesmo tempo. Embora as métricas quantitativas não sejam tão altas quanto no departamento de riscos de mercado, a capacidade de entender números é essencial no departamento de riscos operacionais. Habilidades em Excel são cruciais, e habilidades em programação em SQL, Python e outras linguagens, obtidas por meio de cursos online, estão se tornando cada vez mais procuradas.
Finalmente, analistas e gerentes devem ter uma mente curiosa. A curiosidade permitirá que eles identifiquem problemas em processos e ajudem a encontrar meios eficazes de controle e soluções para mitigá-los.
Salário
A compensação para riscos operacionais varia segundo o setor (banco de investimento, gestão de ativos, seguros) e a localização do trabalho. Hoje, é cada vez mais comum encontrar cargos híbridos nessa área, bem como uma tendência de alocar funções como riscos operacionais longe dos principais centros (onde o custo de manutenção dos funcionários é mais alto).
Descomplicando Forex com Robôs – Intensivão (Conteúdo da Maratona)
Esse é um curso rápido e prático que te ajudará a sair do completo ZERO e te conduzir para uma jornada de resultados em um curto período de aprendizado. Uma Semana você já terá conhecimento e ferramentas para buscar seus resultados.
Profissionais que trabalham em bancos de investimento em grandes centros financeiros podem esperar um salário de seis dígitos em dólares dos EUA, além de bônus ao longo de alguns anos. O crescimento na carreira é excelente devido à natureza universal desse campo.